quinta-feira, 16 de junho de 2011

Regras são regras, 10 dicas para melhorar a convivência!


Não existe coisa mais chata que seguir regras, padrões, normas… mas sem elas não teríamos como auferir valores e estabelecer níveis de resultados. Como nos relacionamos numa sociedade normatizada, onde previamente recebemos modelos de conduta, vamos nos debruçar e falar sobre mais uma: as regras de uma boa comunicação. Muitos poderão discordar de mim, mas se você quer tornar-se um comunicador eficiente, é primordial compreender que seu estilo, sua forma de se expressar, se comunicar, enfim, dizem muito de você. Será? Então vamos a elas:

1º) Seja simpático(a), sem ser piegas. Há pessoas que querem se tão simpáticas, que mais parecem “produtos made in Paraguai”. A sua simpatia não pode ser imposta, forçada. Ela deve ser natural. As pessoas em sua volta irão divulgar o seu jeito de se expressar;

2º) Seja entusiasta. Não transmita pessimismo em sua fala, por mais que a informação que você está transmitindo esteja carregada de notícias ruins. O tom da sua fala, os seus gestos e seu olhar vão dizer tudo. Portanto, não minta. Expresse-se com energia entusiástica. Mas não confunda entusiasmo com euforia;

3º) Não use metáforas que nem todos conhecem, especialmente se você estiver se expressando para um público que não conhece. Seja claro e objetivo;

4º) Esteja preparado(a). Você não precisa ser a maior autoridade do mundo sobre o assunto, mas seus ouvintes precisam sentir que você sabe mais sobre o assunto do que eles. Se você demonstrar desconhecimento do tema, perderá a credibilidade;

5º) Esteja confortável ao falar. Ao se expressar o seu público saberá se você está pronto para dominar o ambiente. O que mais o público deseja é ser “dominado” pelo seu jeito claro de falar. A audiência está totalmente interessada que você a integre, a estimule e interaja com ela. Sem isso, haverá dispersão;

6º) Leve a sério o que você fala. Você precisa passar para a audiência que o que você está dizendo é verdadeiro, útil e que deseja tornar todos melhores e mais preparados. Eles têm que acreditar que você acredita no que está dizendo. E tudo isso com convicção e energia;
7º) Comunicadores entediantes não deveriam ter permissão de falar, por isso seja interessante, envolvendo, emocionante, feliz ao se expressar;
8º) Abra a boca para falar. Fale para fora. Se expresse com clareza cada palavra. Varie o seu tom de voz. Interprete com emoção os seus argumentos;

9º) Seja coerente ao falar. Sua exposição precisa ter começo, meio e fim. Quem não sabe o que falar e como falar é melhor ficar calado;

10º) Sinta seu corpo interagindo com sua mente e com seu coração. Você estará em exposição e precisa demonstrar equilíbrio emocional. Mantenha o contato ocular com a sua audiência e perceba isto. Veja a platéia e se veja.

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